.
25 de novembro de 2014
O dia dela
Queria fazer uma pausa no tempo aqui hoje..
É, não quero permitir que todas as coisas e loucuras da semana sejam tão importantes que me impeçam de falar sobre você, sobre vocês. Sobre esse dia tão especial.
Faltam um pouco menos de 4 dias para o dia tão esperado, tão sonhado.. o grande dia, e ele será seu minha irmã, meu anjo mais velho, minha fortaleza, minha base e meu espelho de mulher.
É, eu tô morrendo de frio na barriga só de pensar em você, minha irmã, vivendo um momento tão lindo e cheio de emoções.
Ver você, assim, me enche de alegria. Se um dia eu for a metade da mulher que você se tornou, juro que serei muito feliz.
Não posso dizer que está sendo só alegre.. ver você partir, agora da forma mais concreta possível, dói muito. Mas não é simplesmente uma dor triste.
É pelo sentimento de perda, de distância, de cada uma de nós nos tornando adultas de vez. É ter que lidar mesmo com o fato de que você está partindo.. e que vai chegar a minha hora também.
E aaaah, que saudade que dá de cada momento que passamos juntas. Das mãos juntas nos momentos de dor e os pés cansados após uma balada.. de irmos de pijama no mc donalds de madrugada simplesmente por ter vontade, de gritarmos no túnel, das idas para Palestina, de ir para Barretos na festa do peão e voltar no mesmo dia. Meu aniversário de 15 anos, as festas, micaretas, as idas as praias repentinas.. quando fugíamos de casa.. quando a presença da outra era tudo o que tínhamos.
Quando nossa mãe estava com câncer, e íamos juntas visitá-la no hospital, tendo a certeza de que iríamos vencer tudo juntas, APESAR DE TUDO o que passamos.
Obrigada por tudo o que você já fez por mim, por toda doação, pelas brigas também. Por cada momento que eu passei com você. Sou eternamente grata pelo cuidado que você sempre teve por mim.. que na maioria das vezes a fez assumir responsabilidades que não lhe cabiam. E mesmo assim, você fez por amor.
Cada ato de loucura, cada momento de imensa responsabilidade.. tenho guardado dentro de mim pra sempre.
Agora você inicia uma nova família, a sua família. Segue seu caminho.. sua trilha da vida.
Mas me deixa tão feliz te ver assim, minha irmã. Espero que nosso companheirismo e parceria sempre possa permanecer, mesmo tendo que assumir papel de esposa, mãe.. Sinto isso de uma forma muito pura, que nossas famílias serão muito unidas, como sempre sonhamos.
Te desejo um caminho de felicidade e paz.
E eu sempre estarei aqui, sempre. Sempre pra você.
E que Deus seja sempre o laço de união de seu matrimônio e proteção da sua vida.
Meu anjo mais velho,
Eu te amo demais!
Com muito carinho,
Bi.
7 de novembro de 2014
Despotismo Ilustrado
La democracia debe guardarse de dos excesos: el espíritu de desigualdad, que la conduce a la aristocracia, y el espíritu de igualdad extrema, que la conduce al despotismo"- Montesquieu
Quando a luta, movimento chega ao final da linha e não há contas a fazer. Fadados ao clichê de que o poder vence. Sempre com este fardo, que para ser carregado exige tantos cuidados minuciosos e responsabilidade, mas custa a sofrer. E há quem diga, "vai continuar vencendo até que o mundo acabe.."
Decisão coletiva? Então vamos lá, tentar atingir o âmago da democracia, entendida como contraposta a todas as formas de governo autocrático, aquele exercido apenas por um sujeito ou por um pequeno grupo, com poderes absolutos e ilimitados. Regime autocrático, persiste em perpetuar, ser este lugar oculto e inacessível.
Quando você se vê sem ação, sozinha e derrotada pelo sistema que te rege.
Mas quem sou eu para dizer, afinal. Quem tentou acertar mas errou tantas e tantas vezes...
E não digo tudo isso pela corrida presidencial. Descrevo a realidade de quem luta pelas pequenas grandes mudanças, seja de onde você faz parte até ao Planalto Central. Quem tanto bate no peito e diz o quanto o medo deve ser irrelevante diante do bem comum não imagina a vala que lhe espera. E tem que calar, e tem que ouvir até a última palavra de quem está acima, afim de preservar o seu objetivo final, engasgando com cada palavra maldita que lhe entra pelos ouvidos.
E não digo tudo isso pela corrida presidencial. Descrevo a realidade de quem luta pelas pequenas grandes mudanças, seja de onde você faz parte até ao Planalto Central. Quem tanto bate no peito e diz o quanto o medo deve ser irrelevante diante do bem comum não imagina a vala que lhe espera. E tem que calar, e tem que ouvir até a última palavra de quem está acima, afim de preservar o seu objetivo final, engasgando com cada palavra maldita que lhe entra pelos ouvidos.
Mas você acredita, e continua acreditando. Sem uma grande explicação e definições várias. Acredita porque é isso e ponto final, acredita inclusive que crer nisso não merece um mínimo de questionamento. Porque o certo é certo, e não há como ser meio certo, ou meio errado. Quando você luta e acredita piamente, fica feliz por cada pétala vista, pequena flor colhida e cada semente pequenina plantada. Quanta energia emanada de dentro, só Deus sabe de onde tudo isso vem.
Discurso de Atena
"Ouvi agora o que estabeleço, cidadãos de Atenas, que julgais a primeira causa de sangue. Doravante o povo do Egeu conservará este Conselho de Juízes, sempre renovado, nesta colina de Ares. Nem anarquia, nem despotismo, esta é a norma que a meus cidadãos aconselho observarem com respeito. Se respeitardes, como convém, esta augusta instituição, tereis Nela baluarte para o país, salvação para a cidade. Incorruptível, Venerável, inflexível, tal é o tribunal, que aqui instituo para vigiar. Sempre acordado, sobre a cidade que dorme".
Assinar:
Comentários (Atom)




